domingo, 15 de janeiro de 2012

Cidadania


Hoje, estava eu no ônibus voltando pra casa, quando uma moça jovem, aparentemente instruída sentou ao meu lado. Essa jovem então, desembrulhou uma bala e comeu-a, dobrou 800 vezes o papel, enrolou direitinho, e atirou-o pela janela, que estava ao meu lado. 
Lancei um olhar, que se fosse possível, teria-a matado com dezenas de tiros, e ela sequer demonstrou intimidação pelo horrível ato que tivera cometido.
Passados 20 minutos, a mesma jovem, então retira de sua bolsa outra daquela bala a qual já havia comido e repete os mesmos atos... dobra incessantemente o papel e "caminha" sua mão em direção à mesma janela, e eu então num reflexo imediato simplesmente puxo o papel da mão dela, impedindo-a de arremessar novamente outro lixo nas nossas ruas paulistanas. A moça então se choca com tal atitude olhando pra mim e dizendo "Por quê?" e eu então perguntei "Você costuma jogar lixo na sua casa?" devolvendo o papel para ela, a moça simplesmente me olha com olhar de desprezo como se ela realmente estivesse certa em sujar nossa cidade, porém continua assiduamente dobrando, e enrolando o papelzinho.
Em dado momento, notei que a moça ia saltar do ônibus e então pensei o que ela faria com aquele papel depois disso...

...muitos pontos depois eu tinha que descer, pois já havia chegado, e então resolvi dar uma bisbilhotada no lixo do ônibus, não havia muita coisa nele, (obviamente eu não coloquei a minha mão lá), porém notei rolando no fundo do lixoo tal papelzinho devidamente dobrado em 800 partes (rs). Senti orgulho de mim, e dela, que acredito que depois desse vexame em público, levando "bronca" de desconhecido, nunca mais vai jogar lixo nas nossas vias... pelo menos assim espero.

Não acho que o Brasil seja o melhor país do mundo, aliás está bem longe disso, mas se a educação das pessoas mudar, tenho certeza que já ficamos um passo a frente de sermos.

Luiza Vilela.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Aos que tiverem comentários produtivos para fazer, estarei receptiva, do contrário não manterei comentários ofensivos aqui.

    ResponderExcluir