- abandono;
- manter animal preso por muito tempo sem comida, e contato com os seus donos/responsáveis;
- envenenamento;
- agressão física, covarde e exagerada;
- mutilação;
- utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento.
- não procurar um veterinário se o animal estiver doente;
Isso serve para os animais domésticos mais comuns como, cães, gatos e pássaros, também cavalos usados em trabalho de tração (aquelas carroças muito comuns nas ruas de grandes cidades), além de animais criados e domesticados em sítios, chácaras, e fazendas. Animais silvestres estão inclusos nessa Lei, possuindo também Leis e Portarias próprias criadas pelo IBAMA."
E agora eu me pergunto, como é capaz alguém descumprir essas leis?
Como um ser é capaz de maltratar esses seres que não fazem mal à ninguém?!
Pra quem é sozinho, animais são uma ótima opção de companhia... principalmente os cães. Estes te acompanham para todo lado, têm a sensibilidade de perceber quando você está triste, são brincalhões, carinhosos, fofos *-*. Mas tem os contras, que são totalmente reversíveis, que no caso é que cachorro adora uma farra, é muito provável que ele "brinque" com seus sapatos, urine no canto da sua parede, porém isso é uma questão de educar os bichinhos.
Tem quem prefira um animal mais quieto, mais silencioso, e que faça menos sujeira, e então eu sugiro os gatos, que são amorosos, limpos, fazem suas necessidades no lugar determinado... E pra compensar são animais as vezes ariscos, ADORAM arranhar, e você pode ter alergia ao pêlos deles.
Não acabou não, a variedade de animais é imensa, quem gosta de música provavelmente se daria muito bem com passarinhos, que cantam, fazem sujeira sempre no mesmo lugar (afinal estão presos na gaiola) comem pouco, mas não costumem ter muito tempo de vida.
Não citarei aqui os animais exóticos, porque são muitos, e muitas vezes não é muito aconselhável tê-los em casa como animal de estimação.
E acho que todo mundo aqui concorda comigo: Animal é tudo de bom!